segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Representante Midea

Hoje o representante da Midea esteve em minha casa. A despeito de ele ter dito no telefone que haveria alguns testes a serem feitos e blá blá blá... chegou aqui com um celular na mão e só. Tirou umas fotos e levou uma cópia da minha nota fiscal e decretou... o problema do meu ar é "erro de instalação".

Não é duvidando da capacidade do moço, que é engenheiro etc e tal, mas como só de olhar se assume que é erro de instalação? Quer dizer... o engenheiro veio aqui, só olhou a máquina e já deu o diagnóstico sem retirar a mesma para análise. Nunca vi disso! É como médico que dá diagnóstico sem olhar na cara do paciente. A coisa toda está com cheiro de enrolada.

Ele disse que vai fazer um relatório. E se esse for o diagnóstico, já prevejo que eu, a Central do Ar e a Midea nos veremos nos tribunais. A Central do Ar por vender instalado sem avisar ao consumidor que não é instaladora autorizada e a Mídea por vender equipamento para empresa que não é autorizada a instalar seus equipamentos. Eu volto a dizer... não comprei o ar no mercado. Comprei em uma loja especializada em ar condicionado e não tenho obrigação de saber se eles são ou não autorizados. Se uma loja especializada em ar condicionado vende e instala, qualquer pessoa vai automaticamente entender que ela é autorizada para ambas as coisas. Continuo dizendo que o vendedor, como muitas vezes é praxe no BR,  quer vender e isso significa muitas vezes mentir para o cliente.

Atendimento ao cliente é tudo. Uma diferença enorme do vendedor da KIA que me atendeu quando fui comprar meu carro. Eu já fui sabendo de tudo do carro, mas fiz umas perguntas para testar o vendedor e ele respondeu tudo a contento, demonstrando não só conhecer o carro como que tinha respeito pelo consumidor.

De todo jeito, ele saiu da minha casa dizendo que vai passar na Central do Ar, conversar com o dono a quem ele teceu elogios (mas que pelo menos para mim não corresponde) e que depois me daria um retorno. Tu espera? nem eu! Ainda sugeriu que eu migrasse meu ar do quarto para a sala e comprasse outro equipamento. Eu não quero outro equipamento!! Eu quero o que eu comprei funcionando e só! Prefiro ficar com meu bom e velho ventilador do que instalar outra porcaria dessas!

Ele ainda insistiu em perguntar se sou advogada, me arrependi depois que não confirmei. Considero que ele avaliou se havia a probabilidade de eu entrar na justiça. Não sendo, vão empurrar com a barriga.

Pra ser sincera, não quero mais a Central do Ar mexendo no meu equipamento. Eles não são autorizados mesmo. Fica claro que a Midea vai se negar a me dar assistência nesse equipamento, até porque o representante dela me veio com aquele papo de nós vendemos 10 mil equipamentos e o da senhora é o primeiro a dar problema e blá blá blá.

Em momento algum ouvi "vou ligar para uma de nossas autorizadas e solicitar que seu equipamento seja retirado, JÁ QUE ELE ESTÁ NA GARANTIA, para análise". No fim das contas, atualmente, três grupos de pessoas já vieram aqui em casa e o equipamento continua sem funcionar. Pior, minha reforma não termina nunca em função disso. E para todos eles, o problema está na instalação. É uma vergonha!!!!

De todo jeito, na semana que vem, entrarei com uma ação no Juizado de Pequenas Causas para devolver o equipamento e receber meu dinheiro de volta. Como eu disse, duvido muito que a Central do Ar se preste a vir aqui resolver qualquer coisa depois de terem me enganado.

domingo, 22 de janeiro de 2012

O UOL trouxe uma reportagem interessante sobre a instalação das fábricas de carros aqui no BR. Alguém aqui lembra da quase falência da General Motors (Chevrolet) nos EUA. Pois é.... foi salva por um empréstimo do governo americano.

A GM quitou os empréstimos que recebeu dos EUA e Canadá.

Imagine o que aconteceria aqui?????!!!!!

Pois bem. Na reportagem do UOL, a fábrica da Fiat que os petralhas fizeram tanta festa pela instalação em Pernambuco será bancada... pelo otário comprador de carro nacional! De acordo com o UOL, a Fiat diz que gastará 4 bi para implementar a operação da mesma... só que os incentivos fiscais são da ordem de 5,8 bi.

Os incentivos fiscais são renúncias que os estados fazem para receber os impostos de uma empresa, impostos esses que fossem pagos e aplicados, iriam fomentar melhores escolas, melhores hospitais, etc.

VOCÊ, OTÁRIO COMPRADOR DE CARRO POPULAR FEITO DE PAPEL ALUMÍNIO, VAI PAGAR O LUCRO DESTA EMPRESA QUE FÁBRICA UM CARRO EM 2010, QUE É ESCOLHIDO CARRO DO ANO, MAS LEVA 1 ESTRELA EM CRASH TEST... QUASE ARRACANDO A CABEÇA DO DUMMY!

Enquanto os governos bancam a construção de empresas privadas COM O SEU DINHEIRO, você fica dependendo do SUS e 6 meses de espera para uma consulta! Quer saber... você merece mesmo morrer na fila de espera de um hospital!


Preço de Carro sobre até 4500 reais...

Na folha de São Paulo!

É claro que subiu... tem otário que paga!

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1036307-preco-de-carro-fabricado-em-2011-sobe-ate-r-4500-em-um-ano.shtml

Porque tudo é caro no Brasil????

Um post interessante no site Não Compre Carro Novo


Eu tenho uma resposta. Porque tem otário que se propõe a pagar!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Split: consumidor strikes back!

Eheheheeh... sim! Ainda continua a saga do split. Como eu disse, mesmo depois da última carga de gás, o equipamento não está funcionando. Uma autorizada esteve em casa e basicamente me mandaram procurar a empresa que fiz a isntalação porque eles não iam atender meu equipamento por não estar na garantia.

Não lembro se coloquei lá no outro post, mas o técnico dessa autorizada que esteve em casa me disse que a empresa onde comprei NÃO é autorizada da Midea. Resultado: estou com o split ainda parado. Só que eu quero fazer a desinstalação do mesmo para poder testar a tuulação deixada pela construtora e ver se é vazamento na mesma. Aí eu não quero mais a CA aqui e a autorizada disse que não mexe no equipamento. Será que precisarei que uma terceira pessoa mexa no equipamento?

Fiquei indignada com a questão da empresa não ser instaladora autorizada da Midea, mas assim tão indignada que postei uma reclamaão no Reclame Aqui ontem pela manhã (link abaixo). De tarde, o representante da marca para o nordeste me ligou. Disse que estaria em Aracaju hoje, que ligaria para prestar assistência e blá blá blá... tu apareceu aqui? Ou pelo menos ligou?

O grande problema é que se você precisa de pós-venda, parece que você tem que parar sua vida para ficara disposição de quando alguém da assistência técnica pode te atender, quando deveria ser exatamente o contrário. Custa ligar para avisar que não vem?

Quer saber?! Se ninguém se responsabiliza, o Procon resolve. Vou acionar a empresa que me vendeu o equipamento e a Midea para receber meu dindin de volta já que ninguém se responsabiliza pela retirada do equipamento. 

http://www.reclameaqui.com.br/2297522/midea-do-brasil/enganada-por-revenda-e-perco-a-garantia/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O custo do dinheiro no BR

Sabe quanto você paga de juros se financiar um carro de 20 mil nos EUA em 24 meses? Algo entre 1 e 2 mil dólares a mais que os 20 mil! Bom né! Lá, os juros ANUAIS giram ao redor de 4% para carros. Imagine aqui que se cobra 2,15% (juros se eu tivesse comprado meu KA financiado) AO MÊS!

Lá na Wikipedia tem um artigo interessante sobre o APR (Anual Percentage Rate), que são os juros anuais americanos, para cartões de crédito. Por lá, o juro anual do CC gira em torno de 2-4%  ao mês ou 30-40% ao ano (meu cartão tinha taxa mensal lá de 2,87%). Ou seja, o nosso juro de crédito consignado corresponde ao juro do cartão de crédito deles. Pois bem, esse artigo menciona o Brasil em especial e os 240% cobrados por aqui ao ano. Bonito né!

Tá aí o link (em inglês) - Credit Card Interest

As carroças nacionais 2

Com esse conhecimento me dei conta de o quanto somos roubados pelas montadoras aqui instaladas. Elas cobram os olhos da cara por carros mal e porcamente equipados... e pior... mal construídos e inseguros. Os testes do Latin NCAP mostraram que o melhor carro nacional, assim mesmo nem perto da sua versão vendida na Europa e nos EUA, é o Toyota Corolla, que tirou 4 estrelas, mas pode matar os filhos do motorista e/ou passageiros. O que dizer de KA e novo Uno? Agora a maior decepção foi o March, cujo resultado apenas mostra que carro fabricado no Brasil tem qualidade inferior ao mesmo modelo fabricado em outro lugar.

Elas alegam toda sorte de coisas, mas como explicar que um Honda City seja vendido no México pelo equivalente a 26 mil reais e seja vendido aqui por extorsivos 55 mil????? Um carro de 26 mil tem os impostos mexicanos mais lucro da Honda e da CSS por lá, custos de embarque do BR para lá. Isso significa que esse carro sai daqui por quanto??? 20 mil. Supondo que esse seja o custo de fabricação, mesmo adicionando 100% nesse valor para ele garantir lucro da Honda e CSS além dos impostos locais, ele não chegaria nem perto dos 50-55 mil cobrados. O que são estes 10 mil a mais que não lucro extorsivo! E isso sem contar a diferença de itens de série do City BR para o City México. A EcoSport vai pelo mesmo caminho.

E o que dizer da adoção do ABS e airbags nos nossos carros. As montadoras tem até 2014 para se adaptar, mas os lançamentos que estão saindo antes disso, caso do recém lançado e carro do ano Palio (como uma revista chama de carro do ano um carro que só foi lançado no fim do ano e vendeu meia dúzia vai além da minha compreensão) e Uno, além das versões faceliftadas do KA e Fiesta, p. exemplo, não tem ainda o item como item de série. Qual a lógica de lançar um modelo novo em 2012 e já não estrear essa bagaça logo de uma vez.

Quer saber? Brasileiro não gosta de carro e nem de seu dinheiro.

As caroças nacionais

Aprendi a dirigir e tirei a CNH muuuuuuuuito tarde. Algo assim... depois dos 30. Eheheheheeh.

Meu primeiro carro foi um novo KA manual em 2009 pois gosto de hatches pequenos. Na época, li bastante sobre os prós e contras dos carros nacionais em relação a mecânica e atendimento na rede de concessionária, além do que vem de série. O carro ficou praticamente um ano sem uso porque eu comprei antes de tirar a CNH, que achei que seria fácil de fazer. Resultado: foram dois processos e quatro exames práticos para conseguir. Nesse interim, criei ódio mortal e absoluto... hehehhehehe.. pelo câmbio manual. Eu só tenho 2 pernas e são três pedais! Eheheheheh... meu cérebro não conseguiu administrar esta informação.

Não sei se isso ocorreu pela minha idade "avançada" quando tirei carta e ao fato de ter perdido o teste 3x na hora de fazer a maldita meia-embreagem. Bom, acabei por decidir em vender meu KA com 1700 km rodados e comprar outro carro com câmbio automático. No ínicio da minha pesquisa, usando os mesmos critérios acima (mecânica, rede de concessionária, itens de série) mais câmbio automático e preço até 50 mil, apenas 3 carros preenchiam os requisitos: Citroen C3, PUG 207 e o KIA Picanto.

Inicialmente, tinha optado pelo 207. Lendo ainda mais sobre o setor automotivo, principalmente das informações de unm blog automotivo, um outro item entrou na minha listinha: segurança. Foi então que descrobri os chamados Crash Testes, o mais famoso deles o Euro NCAP, no qual o 207 tinha 4 ou 5 estrelas (não vou lembrar agora). Descobri também a recém criada versao do teste, tão depenada quanto os carros vendidos aqui, chamada de Latin NCAP. Esperei pelos resultados e... Tomei o maior susto da minha vida! O carro que eu tinha escolhido é feito de papel alumínio. Ehehheeheh... no resultado final do LNCAP, é dito que o carro pode estar sendo produzido no Brasil com material de 5ª qualidade. Eu ate considerei desconsiderar as reclamações contra o câmbio AT das francesas, mas depois disso, desisti. O atendimento da Citroen/PUG e os preços das revisões também é bem mal falado. Sobraram três alternativas: fica sem carro e voltar a andar de ônibus/táxi, comprar um usado AT ou comprar o Picanto.

Confesso que tive preconceito com o pequeno coreano por ele ser importado, mas um belo dia passei na frente da CSS KIA da minha cidade e pensei "What hell?? Let's got see it". Tinha um no showroom, entrei, dei uma boa olhada, fiz algumas perguntas ao vendedor, não que eu não soubesse, mas eu queria ver o que ele ia me dizer e marquei um teste drive. No TD, decidi pela compra. Vendi o KA em 30 segundos (quando disse que ia vender uma amiga disse que queria comprar... eheheheheheh) e comprei o Picanto tem 1 ano e 1 mês. Só felicidade.

O que tirei desta experiência: conhecimento do nosso mercado automotivo.

A era dos adaptadores

Que o governo só faz as coisas quando é pra prejudicar o cidadão ou para favorecer certos ramos da indústria que tem maior influência política e que, é claro, contribuem para as campanhas eleitorais, isso todos sabemos, mas quer saber... eles deviam todos ir toma no redondo!

Estou aqui PDV com essa porcaria de novo padrão de tomadas. Ingressamos na era dos adaptadores! Eu tenho um microondas que não pode ser operado porque tem o padrão de tomadas de computador. Pela potência do mesmo é até um risco usar adaptadores (Figura 1).


Figura 1. Tomada do microondas e adaptador.

Minha máquina de lavar só é ligada por meio de 2... eu disse DOIS ADAPTADORES (Figuras 2-5).


Figura 2. Tomada da máquina de lavar.

Figura 3. Adaptador 1. Tomada não entra pela diferença entre adaptador e a mesma.


Figura 4. Adaptador 2 com dois pinos chatos para encaixar no adaptador 1.


 Figura 5. Conjunto montado.


Agora, acabei de chegar no meu local de trabalho com meu novíssimo notebook e... não posso ligá-lo na tomada porque a bosta da tomada do mesmo obedece está invenção de novo padrão.

Para fechar, precisei usar uma lampada de tomada, cujo adaptador está na figura 7. Para poder encaixar ele na extensão tive que cortar a mesma para poder encaixar os pinos no buraco (figura 8). 


Figura 7. Adaptador de lânmpada para tomada. Sim, procurei uma adaptador compatível, mas não achei.




Figura 8. Extensão cortada para poder usar o adaptador.
 
Nem é o novo padrão em si, mas a completa impossibilidade de comprar tomadas do padrão antigo para colocar meus equipamentos para funcionar. Que um padrão novo de tomadas fosse adotado, vá lá, mas daí a impedir a venda das tomadas do padrão antigo é o cúmulo do absurdo. Felizmente, é possível comprar tomadas do padrão antigo de gente que está vendendo tomadas usadas no Mercado Livre.

O curioso é que as montadoras de carro no Brasil ganharam CINCO ANOS para GRADATIVAMENTE colocarem ABS e airbag como itens de série em suas carroças vendidas aqui. Faltando dois anos para esse prazo vencer e com lançamentos recentes no mercado pós este anúncio, caso do Fiat Uno e Palio e Gol, facelifts do KA e do Fiesta, os itens não se encontram disponíveis para todos as versões destes carros, em alguns casos nem como opcional.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tubulação do split

Hoje tive um dia interessante com relação ao meu split. Primeiro, liguei na Midea que me indicou uma assistência técnica aqui em Aracaju. Eles vieram hoje, olharam o equipamento e o técnico acha que o problema com o gás pode ser vazamento na tubulação por causa da forma rápida como ele está sendo perdido.

Acionei a construtora e também perguntei aqui no condomínio se tem alguma empresa que cuide dessa parte. Me parece que existe uma que da manutenção. Então vou acioná-la quando eles passarem essa informação.

Provedor UOL

Estou de férias. Sofro da síndrome de atraso das fases do sono, que traduzindo em miúdos, quer dizer que o horário de dormir do meu corpo é bem mais tarde do que as outras pessoas: tipo depois de 2h. Pois bem. Quando solicitei o Velox veio o modem junto... e o inferno também. Hoje pela manhã recebi simplesmente 4 ligações de atendentes do UOL querendo me dá uma usuário/senha do Velox.

Expliquei que não preciso, pois já tenho provedor. Na terceira ligação, expliquei que já tinha modem e provedor devido a ter o velox na minha antiga residência. Na quarta, quando a pessoa disse ser do UOL eu já interrompi e disse que não preciso de droga de usuário;senha nenhuma.

Eu já tenho uma historia antiga sobre a insistência do UOL. Quando fiquei desempregada uns 6 anos atrás, tratei de cancelar o provedor de internet que eu tinha na época, que era o UOL. Foram várias tentativas ao ponto de eles simplesmente não atenderem meu chamado. Na última ligação, tive que ser extremamente grossa, perguntando ao sujeito que me atendeu se ele tinha algum problema de audição, pois eu estava dizendo a ele que estava desempregada e que não ia ter como pagar a droga do provedor nem que ele custava 1 centavo.

Ah, porque comecei falando sobre sono... é que fui dormir as 3h da manhã e recebi a primeira ligação do UOL às 7:30h da manhã. Não sei... será que esses serviços não entendem que isto irrita o consumidor e que aí a probabilidade de ele NUNCA ser cliente é maior.

Velox e telefone ok

Finalmente, depois de um 4º protocolo, um técnico da Oi apareceu e resolveu o problema da minha linha. O velox também está funcionando, embora agora com 75% da velocidade comprada. Melhor que os 50% de antes.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Concorrência

Estou tendo experiências bastante desadráveis enquanto consumidora com várias empresas, como venho mencionando nesse blog. Como comentei em outro post tenho dois problemas: linha muda e velox funcionando com velocidade claramente limitada a 1 MB a despeito do fato de que me venderam 2 MB e disseram que a linha suporte esta velocidade.

No dia 05, fiz várias ligações e não consegui atendimento. Hoje voltei a ligar e finalmente consegui falar com alguém do setor de suporte, mas antes fiquei retida na linha de frente criada para fazer o cliente desistir da reclamação. Com o quarto protocolo na mão, fiquei uns cinco minutos só ouvindo as conversas das atendentes do call center. Fui obrigada a ouvir as frases abaixo da pessoa que me atendeu, que por sinal é dona de uma finesse... assim educação inglesa...

"essa rapariga" - sobre  alguém chamada Mirelle
"Olhe o beiço" - sobre alguém chamada Raisa/Larissa ou algo assim
"Marcela tem uma boca grande e grossa"


Depois disso, acho que como a criatura percebeu que eu não ia desligar, me transferiu para o tal setor de suporte e consegui atendimento. Vamos ver se alguém vem resolver o problema da minha linha.

ONDE ESTÁ A GVT QUE NÃO CHEGA EM ARACAJU????!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Split: digno de novela mexicana!

Pois é. O ar não tá refrigerando. Ehehehehehehheh... Amanhã lá vou eu ligar pra Midea para ver o que eles dizem. Eh beleza!

Quer saber?! Quem tiver juízo não compre split. Pode ser silencioso e até mais economico, mas... tem muito ar de janela que é tão silencioso quanto (meu electrolux de janela era bem silencioso) e a suposta economia dos splits vai embora na manutenção. Só pra ter uma idéia, andei lendo que a garantia de 5 e 2 anos que as empresas alardeiam só é válida SE VOCÊ INSTALAR COM UM EMPRESA AUTORIZADA e SE VOCÊ FIZER REVISÕES PROGRAMADAS ANUAIS. Eheheheeh... um split é um carro agora! Se depender do meu... foi reprovado no crash test!

A instalação com empresa autorizada é UM ASSALTO! Se o instalador comum cobra 300 reais, tem lugar por aí cobrando até mesmo algo como 80% do preço do equipamento. A tal revisão programada pelo que li chega a custar 150 reais! UM ABSURDO! Só pra constar paguei 125 reais para trocar o óleo e corrigir alguns problemas com os amortecedores do meu carro importado... na CSS!

Nunca pensei que diria isso, mas sinto mesmo é falta da caixinha na parede. Basta comprar um ar condicionado de janela, jogar no buraco e qualquer problema a assistência técnica é obrigada a dar garantia.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fim da novela do split???

Por enquanto, parece que sim. Saíram daqui e deixaram o split funcionando. De acordo com o técnico, o ar estava sem gás e provavelmente deve haver algum vazamento na tubulação fornecida pela construtora, pois ele disse que checou as conexões do split e está tudo ok.

Pode até ser, mas... eles não iam levar 2 horas e 40 minutos para fazer essa checagem e recarga de gás... ou iriam??? Muito menos tempo que isso levaram para instalar do zero esta unidade. Além disso, abriram a unidade interna e mexeram pra lá e pra cá, inclusive ela ficou mais silenciosa, praticamente não se ouve barulho nem mesmo do vento. Acredito mais em falha da primeira instalação do que em problemas na tubulação, não que a segunda opção não seja viável, já que desde que me mudei encontrei tomada que não funcionava por ter uma das fases desconectada e a caixa de passagem do terceiro split, que ficava numa parede que veio ao chão, estava rompida.

Agora é esperar para ver como o ar vai se comportar.

Ainda... ainda...ainda... o Split

Finalmente!!!! Os técnicos da Central do Ar acharam o caminho da minha casa e estão aqui NESSE EXATO MOMENTO... na verdade desde às 8:40 da manhã mexendo no ar condicionado. Não precisa dizer que eles trouxeram o gás, mas pelo visto o equipamento não funciona. E de hoje que eles vão pra lá... vem prá cá... liga e desliga disjuntor, aperta e aperta teclas no controle remoto e nada da unidade funcionar.

Ehehehehe...

Parece que, como eu suspeitava, a minha unidade está bichada. Quero só ver o que que eles vão fazer agora.

Ainda sobre o chuveiro

Só pra comprovar o que falo do uso diário, olha aí alguns links sobre o assunto, que comprovam justamente  o que eu disse antes. Chuveiro puramente solar não funciona. O que se economiza com ele, se gasta com o aumento da conta de água. E sinceramente, entre energia e água, prefiro pagar mais caro na energia (que não é o caso, de acordo com a pesquisa) do que gastar mais água potável, bem cada vez mais escasso.

http://casa.abril.com.br/materia/chuveiro-hibrido-de-eletrico-e-solar-e-a-opcao-mais-barata-e-ecologica
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/328-vai-trocar-de-chuveiro-que-tal-o-hibrido.html

Energia solar

Eu sou defensora árdua do uso da energia solar sempre que possível, mas...

Comprei e recentemente me mudei para um apartamento em um desses empreendimentos ecológicos em que o maior atrativo é justamente o uso de energia solar, principalmente nos chuveiros. Como morro no nordeste, já viu né... sol o ano inteiro, então o aquecimento solar funciona... ou deveria. Pois bem. As instalações de chuveiro nos apartamentos do condomínio não tem qualquer ponto elétrico, isto é, você não vai conseguir instalar um chuveiro elétrico, pelo menos não se não fizer uma reforma.

O que eu descobri de maneira não muito agradável é que a idéia da economia de energia trazida pelo aquecimento solar da água do chuveiro vai literalmente pelo ralo. Porque? Simples. O sistema de aquecimento do prédio é solar com reforço a gás, mas... apenas a água armazenada no boiler se mantém aquecida. Saiu de lá, já era porque o encanamento do apartamento em si não tem qualquer proteção e a água no mesmo acaba resfriando.


RESULTADO: Se você quiser tomar banho-quente, o que é necessário para mim às 6h da manhã... mesmo no nordeste... você tem que ligar o chuveiro, deixar a água fria escorrer e esperar pela chegada de água quente. Agora imagine, sei lá, 8 a 10 litros de água literalmente disperdiçados.


A BURRICE: Às vezes eu me pergunto onde está a ética e/ou a inteligência das pessoas nesse mundo. Eu, que não sou engenheira, arquiteta ou qualquer coisa do gênero, pesquisando descobri que o ideal é usar o sistema híbrido que funciona justamente nessa condição que eu falei. Nesse caso, o chuveiro aquece a água eletricamente até a chegada da água quente vinda do boiler, daí, o aquecimento elétrico pode ser desligado. Se a construtora quisesse de fato usar o apelo ecológico além da propaganda e panfletos, poderia ter instalado os pontos elétricos nos chuveiros e orientado os moradores a serem mais educados com o consumo de água, explicando no mínimo, que dá pra usar o chuveiro elétrico comum e desligá-lo depois de 2 minutos de banho quando a água quente chegar no mesmo. Já resolveria bastante.

Mas infelizmente... a propaganda é a alma do negócio e como diria Lord Beckett... It's just good business!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ainda do Split

Aha! Yes baby! Esta saga vai rivalizar com Star  Wars. O último Episódio foi ontem...

Semana passada liguei pela última vez para a assistência técnica da Central do Ar. O chefe da assistência, que tinha garantido que viria na quinta-feira passada e não apareceu no dia marcado.... decidiu aparecer ontem!

Pra variar, sem avisar. Depois de uma semana esperando e já arrumando as coisas pra ir no Procon, eis que me ligam as 4:34 da tarde de ontem... quando eu estava no cinema... direto da portaria do condomínio. Assim não dá... Minha casa não é casa da mãe Joana não! Querem aparecer quando dá na telha! Sinceramente, eu fico feliz de não ter comprado outro equipamento com eles. Nunca a falta de grana fez tanto bem a uma pessoa.

Enfim, liguei pra eles e ficaram de vir hoje a tarde. Será que vem???

Prestadores de serviço

 Os serviços mais urgentes que precisei fazer antes de me mudar:
1. Instalação de split, cujo atendimento, ou a falta dele, foi mencionado abaixo
2. Instalação das telas de proteção - cujo atendimento, ou a demora/esquecimento dele, foi mencionado abaixo
3. Instalação da janela da cozinha, que a construtora não fez, deixando por conta dos donos das unidades, e que será motivo de outro post.
4. Instalação de internet/gás/ligação de água/energia. Não tive problemas com ligação de água (que foi feita pela própria construtora) e de energia elétrica (que foi feita até antes do prazo pela Energisa.

O item 3 é um negócio aparte. A construtora não projetou a janela da cozinha com janela, que então ficou por conta dos moradores. Decidido o modelo em reunião, foi contratado os serviços de uma cidadão aqui na cidade cuja empresa atende a maior parte das construtoras, incluindo a do meu condomínio. Pois bem. Ele veio tirou as medidas no final de novembro, levou o cheque com 50% do pagamento e... até hoje espero que ele venha fazer a instalação. A pessoa é de confiança, mas... se você não liga, já viu... anos até ele se lembrar que tem a sua instalação pra fazer.

Hoje o dia vai ser longo...

Energisa

Em meio ao péssimo serviço prestado pela maior parte dos prestadores de serviços que acionei ao longo da adequação do meu apartamento para o meu gosto, a Energisa me surpreendeu, e aí vou deixar meu post falando sobre isso. Sei que como as outras, o pós-venda deve ser uma merda, mas pelo menos ao contrário das outras, o atendimento da solicitação de instalação foi a contento. Pedi numa sexta, me prometeram a ligação da energia para a minha unidade para 8 dias, mas em 4 já estava tudo ligado e funcionando.

A Oi

A Oi é velha conhecida. Acho que só fica atrás do BB em aborrecimentos que provoca.

Acabei de mudar para meu novíssimo apartamento, com isso, lá se vão as obras de praxe, incluindo a instalação de telefone fixo/internet.  Solicitei a instalação do telefone assim que me recebi o apartamento em setembro de 2011. Em novembro, perto de me mudar, solicitei o Velox de 2 MB. Em dezembro me mudei e:
1. Depois da instalação do Velox, a linha ficou muda
2. O Velox de 2 MB está limitado a 1 MB.

Hoje lá vou eu ligar no atendimento dessa empresa. Primeira ligação as 8:35h da manhã, passo pelo atendente virtual que me dá o número do protocolo e solicito falar com uma atendente, porque aí já resolvo os dois problemas de uma vez só. Tu conseguiu? Nem eu! Dá-lhe musiquinha. Depois de 20 minutos desliguei.

Às 9:06h nova tentativa, novo protocolo, passo pelo atendente virtual, falo com uma criatura no atendimento explicando os dois problemas. Ela então me diz que vai me TRANSFERIR para o SETOR DE SUPORTE. Tudo bem. Atende outra pessoa no tal setor... que então diz que vai me transferir para... O SETOR DE SUPORTE! What hell?!

Sinto que o dia vai ser longo!