A essa altura do campeonato, todo mundo sabe que:
1. Odeio esse tipo de equipamento
2. Vivo tendo problemas com eles.
Odeio splits por uma série de razões:
1. Tem que mandar pra revisão, o que significa que a cada seis meses, se você for seguir a revisão certinha, você terá que desembolsar 200-300 reias. No meu antigo AP, tinha uma ar de janela tão silencioso como qualquer split, que eu mesma retirava da janela, abri a tampa principal, limpava ele todo, fechava de volta e colocava na parede. Custo: pincéis, ar comprimido e meu tempo.
2. Você é obrigado a pagar por um serviço, na maioria dos vezes, mal prestado (instalação, desinstalação, manutenção, etc). Com o ar de janela, você só colocar no buraco e pronto. Se vier com defeito é buscar a troca na loja ou ir direto brigar no Procon.
3. Você terá que lidar com gente estranha em sua casa.
4. Você terá que lidar com piso e paredes sujos após a instalação e desinstalação desse tipo de equipamento. Imaigne sua parede e portas brancas, seu porcelanato, todo sujo de manchas pretas e óleo.
5. Indo pra revisão, reze para tudo dar certo e ele não voltar com defeito. Quem faz revisão de carro, por exemplo, está acostumado com isso.
6. Eles marcam hora para a) uma equipe vir avaliar o equipamento, a chamada visita técnica, b) recolher o equipamento após aprovação do orçamento.
7. Em ambos os casos, você terá que ficar em casa, esperando que eles apareçam. Vai perder um dia de trabalho? Problema seu! Quem mandou querer tanto um split.
8. Supondo que você concorde com o orçamento, eles podem não aparecer no dia marcado para retirada do programa ou podem aparecer em hora fora da marcada.
9. Também podem não aparecer no dia marcado para instalação.
10. Você não pode retirar o equipamento e levar até o local do conserto. Nem tão pouco buscar. Pense na TV ou rádio, que deram pau. Você botou no táxi e levou na assistência e depois foi buscar. Ao bel-prazer do seu horário. Existem casos em que é preciso transportar. Sim. Máquinas de lavar e geladeira, por exemplo. Mas a instalação em si desses equipamentos não depende de terceiros. Chegou, plugou na tomada, funcionou ou não. E acredite. Isso é um consolo.
11. Você fica ao bel-prazer da disposição, horários, agendamentos, da empresa.
12. Imagine se você morar sozinho e não tiver alguém que possa ficar esperando a boa vontade das empresas?
13. Não sei os inverters, mas os ar split comuns NÃO SÃO MAIS ECONÔMICOS que os modelos de parede de mesmo BTU e Kwh de consumo. Minha conta não mudou do apartamento antigo onde tinha o de parede para o novo onde fui obrigada a instalar os split.
14. Falando em instalação, split virou moda e as construtoras estão simplesmente retirando a previsão para ar de janela nos prédios novos. Como a fachada não pode ser modificada, VOCÊ é obrigada(o) a instalar split.
15. Em Aracaju, pelo menos, nenhuma empresa instala como manda o fabricante (com bomba de vácuo, etc).
Porque fiz essa longa lista de COISAS QUE NÃO TE DIZEM sobre os Splits. Porque mais uma vez tive problema com um equipamento desses.
O Midea, acabei resolvendo sozinha. Depois de muita briga, o equipamento ficou funcionando, mas vazando água pela parede. Pois bem, meu outro split, da Carrier, que agora também é MáIdeia, deu problema de vazamento. Chamei uma outra empresa aqui de Aracaju para levar o equipamento para manutenção e pedi pra o técnico que veio dar uma olhada no meu MáIdéia.
Sem tocar no equipamento praticamente, o fulano decretou: precisava de manutenção. Como assim manutenção em um equipamento com praticamente menos de 100 horas de uso????? Já não gostei da empresa ali, se tivesse ouvido, minha narrativa do próximo post talvez não se fizesse necessário.
Depois que ele se foi, tentei de todo jeito levantar o equipamento do suporte. Depois de muita mexer, conseguir destravá-lo do suporte. Peguei um passa fio para ver se o cano estava entupido. Não era o caso. Ajustei melhor a mangueira do dreno e... voilá! Adeus pingamento!
Me engana que eu gosto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário