segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As carroças nacionais 2

Com esse conhecimento me dei conta de o quanto somos roubados pelas montadoras aqui instaladas. Elas cobram os olhos da cara por carros mal e porcamente equipados... e pior... mal construídos e inseguros. Os testes do Latin NCAP mostraram que o melhor carro nacional, assim mesmo nem perto da sua versão vendida na Europa e nos EUA, é o Toyota Corolla, que tirou 4 estrelas, mas pode matar os filhos do motorista e/ou passageiros. O que dizer de KA e novo Uno? Agora a maior decepção foi o March, cujo resultado apenas mostra que carro fabricado no Brasil tem qualidade inferior ao mesmo modelo fabricado em outro lugar.

Elas alegam toda sorte de coisas, mas como explicar que um Honda City seja vendido no México pelo equivalente a 26 mil reais e seja vendido aqui por extorsivos 55 mil????? Um carro de 26 mil tem os impostos mexicanos mais lucro da Honda e da CSS por lá, custos de embarque do BR para lá. Isso significa que esse carro sai daqui por quanto??? 20 mil. Supondo que esse seja o custo de fabricação, mesmo adicionando 100% nesse valor para ele garantir lucro da Honda e CSS além dos impostos locais, ele não chegaria nem perto dos 50-55 mil cobrados. O que são estes 10 mil a mais que não lucro extorsivo! E isso sem contar a diferença de itens de série do City BR para o City México. A EcoSport vai pelo mesmo caminho.

E o que dizer da adoção do ABS e airbags nos nossos carros. As montadoras tem até 2014 para se adaptar, mas os lançamentos que estão saindo antes disso, caso do recém lançado e carro do ano Palio (como uma revista chama de carro do ano um carro que só foi lançado no fim do ano e vendeu meia dúzia vai além da minha compreensão) e Uno, além das versões faceliftadas do KA e Fiesta, p. exemplo, não tem ainda o item como item de série. Qual a lógica de lançar um modelo novo em 2012 e já não estrear essa bagaça logo de uma vez.

Quer saber? Brasileiro não gosta de carro e nem de seu dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário