segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A era dos adaptadores

Que o governo só faz as coisas quando é pra prejudicar o cidadão ou para favorecer certos ramos da indústria que tem maior influência política e que, é claro, contribuem para as campanhas eleitorais, isso todos sabemos, mas quer saber... eles deviam todos ir toma no redondo!

Estou aqui PDV com essa porcaria de novo padrão de tomadas. Ingressamos na era dos adaptadores! Eu tenho um microondas que não pode ser operado porque tem o padrão de tomadas de computador. Pela potência do mesmo é até um risco usar adaptadores (Figura 1).


Figura 1. Tomada do microondas e adaptador.

Minha máquina de lavar só é ligada por meio de 2... eu disse DOIS ADAPTADORES (Figuras 2-5).


Figura 2. Tomada da máquina de lavar.

Figura 3. Adaptador 1. Tomada não entra pela diferença entre adaptador e a mesma.


Figura 4. Adaptador 2 com dois pinos chatos para encaixar no adaptador 1.


 Figura 5. Conjunto montado.


Agora, acabei de chegar no meu local de trabalho com meu novíssimo notebook e... não posso ligá-lo na tomada porque a bosta da tomada do mesmo obedece está invenção de novo padrão.

Para fechar, precisei usar uma lampada de tomada, cujo adaptador está na figura 7. Para poder encaixar ele na extensão tive que cortar a mesma para poder encaixar os pinos no buraco (figura 8). 


Figura 7. Adaptador de lânmpada para tomada. Sim, procurei uma adaptador compatível, mas não achei.




Figura 8. Extensão cortada para poder usar o adaptador.
 
Nem é o novo padrão em si, mas a completa impossibilidade de comprar tomadas do padrão antigo para colocar meus equipamentos para funcionar. Que um padrão novo de tomadas fosse adotado, vá lá, mas daí a impedir a venda das tomadas do padrão antigo é o cúmulo do absurdo. Felizmente, é possível comprar tomadas do padrão antigo de gente que está vendendo tomadas usadas no Mercado Livre.

O curioso é que as montadoras de carro no Brasil ganharam CINCO ANOS para GRADATIVAMENTE colocarem ABS e airbag como itens de série em suas carroças vendidas aqui. Faltando dois anos para esse prazo vencer e com lançamentos recentes no mercado pós este anúncio, caso do Fiat Uno e Palio e Gol, facelifts do KA e do Fiesta, os itens não se encontram disponíveis para todos as versões destes carros, em alguns casos nem como opcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário