sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Energia solar

Eu sou defensora árdua do uso da energia solar sempre que possível, mas...

Comprei e recentemente me mudei para um apartamento em um desses empreendimentos ecológicos em que o maior atrativo é justamente o uso de energia solar, principalmente nos chuveiros. Como morro no nordeste, já viu né... sol o ano inteiro, então o aquecimento solar funciona... ou deveria. Pois bem. As instalações de chuveiro nos apartamentos do condomínio não tem qualquer ponto elétrico, isto é, você não vai conseguir instalar um chuveiro elétrico, pelo menos não se não fizer uma reforma.

O que eu descobri de maneira não muito agradável é que a idéia da economia de energia trazida pelo aquecimento solar da água do chuveiro vai literalmente pelo ralo. Porque? Simples. O sistema de aquecimento do prédio é solar com reforço a gás, mas... apenas a água armazenada no boiler se mantém aquecida. Saiu de lá, já era porque o encanamento do apartamento em si não tem qualquer proteção e a água no mesmo acaba resfriando.


RESULTADO: Se você quiser tomar banho-quente, o que é necessário para mim às 6h da manhã... mesmo no nordeste... você tem que ligar o chuveiro, deixar a água fria escorrer e esperar pela chegada de água quente. Agora imagine, sei lá, 8 a 10 litros de água literalmente disperdiçados.


A BURRICE: Às vezes eu me pergunto onde está a ética e/ou a inteligência das pessoas nesse mundo. Eu, que não sou engenheira, arquiteta ou qualquer coisa do gênero, pesquisando descobri que o ideal é usar o sistema híbrido que funciona justamente nessa condição que eu falei. Nesse caso, o chuveiro aquece a água eletricamente até a chegada da água quente vinda do boiler, daí, o aquecimento elétrico pode ser desligado. Se a construtora quisesse de fato usar o apelo ecológico além da propaganda e panfletos, poderia ter instalado os pontos elétricos nos chuveiros e orientado os moradores a serem mais educados com o consumo de água, explicando no mínimo, que dá pra usar o chuveiro elétrico comum e desligá-lo depois de 2 minutos de banho quando a água quente chegar no mesmo. Já resolveria bastante.

Mas infelizmente... a propaganda é a alma do negócio e como diria Lord Beckett... It's just good business!

Nenhum comentário:

Postar um comentário