sábado, 14 de abril de 2012

Consumidor e bizarrices...

Hoje eu estava procurando informações sobre alguns produtos da 3M quando esbarrei nesta reclamação.

http://www.reclameaqui.com.br/1855559/3m-do-brasil/nega-pedido-de-amostra-gratis-para-cliente-deficiente-fisico/

Um cidadão escreveu para reclamar que não recebeu amostras grátis. Achei que fosse de alguma compra que tinha um brinde atrelado e o cidadão não recebeu, mas quando li a reclamação, não pude deixar de achar a reclamação bizarra. Oras, vivemos numa sociedade capitalista. Eu particularmente adoro o capitalismo. A gente pode até reclamar da injustiça dos preços, da especulação com dinheiro, etc, mas não há nada melhor do que não ter que pedir autorização para gastar o meu dinheiro, não ter limite para gastar o meu dinheiro... ou não ter dinheiro at all, como querem os defensores dos regimes de exceção com o comunismo e o socialismo, pessoas estas que na maior parte são ricas... e não querem "socializar" sua fortuna com os mais pobres.

Mas, deixando o lado filosófico de lado e voltado para a bizarrice acima, nenhuma empresa tem obrigação de fazer o que o cidadão coloca. Basicamente, ele quer que a empresa envie para ele uma "pequena amostra grátis" de um produto que ele não pode comprar. Eu não posso comprar um Ford Fusion, mas será que a Ford me deixa ficar com um por mês enquanto eu junto grana pra comprar um pra mim???? Nah... pensando melhor, acho que vou pedir a McLaren um esportivo MP4/12C já que eu não posso comprar. Eles tem a obrigação de me dar um esportivo desses então! Viram a irracionalidade desta reclamação?

Ora, produtos para tratamento de pés e mãos tem aos montes em supermercados e afins, porque especificamente estes. Isso me lembra aqui em Aracaju, onde algumas crianças pegam material nas prateleiras do supermercado e ficam abusando a gente nas filas para comprar pra elas. O curioso é que elas sempre pegam.... e querem que os clientes do supermercado paguem... produtos de excelente qualidade. A fralda não é aquela sem nome ou com o nome do supermercado... é sempre Pampers. O leite não é Itambé... é sempre Ninho. E por aí vai.

No caso da reclamação acima, foi pior porque o cidadão ainda foi extremamente agressivo com a empresa, sem... a meu ver... ter qualquer razão. Deus tem cada inquilino aqui na Terra!

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