sábado, 14 de abril de 2012

Vai comprar?????

Deu na veneta de comprar alguma coisa? Umas dicas que vocês podem usar.

1. LEIA - Eu sei! Conselho estranho. Vá ler! Vá se informar sobre como proceder em compras online. Todas as outras dicas abaixo dependem de leitura. Eu sei que o brasileiro, em geral, não gosta de ler tal e qual nosso (graças a Deus) ex-presidente. Ele pode se dar a esse luxo... você não! Seu dinheiro suado do seu trabalho tem que ser investido em algo que preste! Você não pode se dar ao luxo de errar... senão vai amargar meses juntando grana novamente ou pagando as prestações de algo que você não gostou. Larga a mão de ser preguiçoso e leia! Comece... de preferência... pelo Código de Defesa do Consumidor!

2. PESQUISE - Se for algo de muito valor agregado e/ou que tenha grande variedade, pesquisar é a alma do negócio. Vai comprar uma TV? Liste o que você procura e então use a internet, o site dos fabricantes para avaliar os produtos, comparar os produtos, etc. Sites como Bondfaro e Buscapé trazem resenhas feitas pelos próprios consumidores sobre os produtos. Sugiro ler estas resenhas porque elas são muito informativas. Já deixei de comprar coisas porque o feedback mostrava que elas não prestavam a despeito da propaganda do fabricante.

3. RECLAMAÇÕES - Avaliar as reclamações que o fabricante tem em sites como Reclamão, Reclame Aqui, Nunca Mais e afins é sempre importante, mas preste especial atenção às respostas que os fabricantes dão. Se forem aquelas respostas padronizadas, todas igualzinhas, já fique de orelha em pé. Nessa hora fica claro que o SAC não leu sua reclamação, respondendo apenas por obrigação.

4. VAI COMPRAR PELA INTERNET? - Pare de tentar levar vantagem em tudo! Os golpes online em sua maioria ocorrem porque o brasileiro sempre quer usar a Lei de Gerson, então para economizar 100 ou 200 reais, você pode perder 1 mil reais. Traduzindo: A culpa é sua! Pesquise sobre a loja! Para isso existe o Google. Basta digitar o nome da loja lá e ver o que você acha. Produtos baratos demais devem ser vistos com reserva e desconfiança.

5. O COMPUTADOR? - Eu sou usuária costumaz dos meios online de compra. Montei um apartamento inteiro, a um tempo atrás, só comprando pela internet. Claro, naquela época, as compras online compensavam porque os valores eram bem melhores que os das lojas físicas e muitas vezes o frete ainda era grátis. Hoje, todo mundo cresceu o olho, então.... Anyway. Use um computador pessoal pra fazer isso Zé Mané! Não vá no computador do amigo ou mesmo de um outro computador da sua casa! Nunca se sabe o que seu irmão andou fazendo. Instale um antivirus e um firewall.

6. O PREÇO - Eu sei que muitas vezes compramos coisas pelo preço, mas será que sempre vale a pena? Minha TV atual não era a mais barata 40" do mercado, mas era uma das mais bem avaliadas pelos usuários. Não tive dúvida! Paguei um pouco mais caro que a mais barata, mas tenho um produto que estou feliz com ele. Quando fui trocar meu carro manual por um automático, decidi quanto pudia pagar e fui atrás de modelos que se encaixavam nesse padrão. Tinha uma única exigência: o carro tinha que ser seguro, isto é, tinha que trazer freios ABS e/ou Airbags e/ou ter passado por crash testes. Havia 3 modelos que se encaixavam no que eu procurava: 2 deles de fabricação francesa nacional e 1 importado coreano. Os dois nacionais eram na média 6 mil reais mais caros que o importado, mas eu estava disposta a bancar esta diferença porque eles traziam os dois primeiros dos requisitos acima. Entretanto, os crash testes mostraram que mesmo mais caros, a qualidade construtiva de um dos modelos franceses era lamentável. Optei pelo coreano, abrindo mão dos freios ABS, mas ficando com uma melhor qualidade construtiva. De quebra, como rodo pouco, ainda fiquei com um custo de manutenção bem mais baixo, já que as revisões do coreano não são obrigatórios de 6 em 6 meses, como fazem as fabricantes nacionais, mas de 10 mil em 10 mil km, não importa quanto tempo você leve. Resultado: em um ano e meio, vou pagar 300 reais pela revisão de 10 mil km do meu carro atual. Se fosse um nacional, como o meu antigo, teria desembolsado o equivalente a 1100 reais, já que as revisões são de 6 em 6 meses. Viu! Bote na balança as suas necessidades e economize! Nem sempre o maior preço é sinônimo de qualidade! Nem sempre o menor preço é sinal de porcaria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário