sábado, 14 de abril de 2012

Redução de juros... teoria da conspiração...

Todo mundo sabe que banco no BR ganha muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito. Todo mundo sabe que estes bancos estão em crise em seus países de origem. Como mostrado abaixo, as reduções dos juros no BB não tem nada demais que os bancos privados não pudessem cobrir. O BB não derrubou as taxas de juros de 13,8% (minha fatura do Ourocard de abril de 2012), a despeito das informações deles, para 3% no cartão de crédito. E eu só acredito vendo... na minha fatura ou na fatura de alguém que eu conheça esta redução.

O BB anuncia taxas de juros para financiamento de veículo de 1,80% máximas. Eu tenho meu financiamento de carro em banco privado com taxa de 1,77% sem que o banco tivesse benesse nenhuma do governo. Eu tenho um financiamento de casa em banco privado com taxa de juros de 9,5%... é cara, parece, mas eu tenho vizinhos que tem o mesmo financiamento com taxa de juros de 9,56% na CEF!

Eu fiz uma empréstimo em outro banco privado com taxa de juros efetiva de 2,50% com o detalhe que esse valor era para emprestimo tipo CDC. O BB na época estava cobrando NO CONSIGNADO juros efetivos de 2,56%.

E sabe porque consegui boas taxas de juros, as vezes menores do que no BB? Porque eu tenho um excelente perfil de boa pagadora.

Pela pequena diferença no valor da parcela, acabei optando pelo banco privado, porque eu pudia pagar o empréstimo a qualquer momento... VIA INTERNET BANKING, SEM TER QUE PISAR NA MALDITA AGÊNCIA PARA FALAR COM GERENTE, PARA ELE OBVIAMENTE TENTAR ME CONVENCER A NÃO QUITAR O EMPRÉSTIMO (aconteceu comigo) E PERDER MEU TEMPO.

Agora, CURIOSAMENTE... Os bancos privados agora se viram "prejudicados" e correram para o governo pedindo benesses, o que significa desconto no pagamento de impostos ou taxas para os cofres públicos. E tudo isso em troca de 0,02, 0,04 ou 0,06% a menos nas taxas de juros. Só sendo muito trouxa para não ver que esta manobra visa aumentar o envio de lucro destes bancos para o exterior.

Redução de juros pra mim é diminuir o juros do cheque especial de 8% para 4% e não de 8,% para 7,9%. Redução de juros é cobrar 1% máximo no consignado e não 2,17% máximo como cobra o BB hoje. Eles andam anunciando consignado para os velhinhos com juros de 1,8%.... taxas que muitas financeiras, no boom desse tipo de negócio, também ofereceram.

Mas é essa assim mesmo. Como brasileiro não gosta de matemática... ou de pensar... tá valendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário